4 passos para fazer seu filho cumprir as regras

Dra. Estela Giordani

Primeiramente, devemos entender porque é importante seguir regras. Todo e qualquer ambiente humano necessita de regras para que as pessoas possam saber como proceder naquele contexto.

As regras devem garantir o bom funcionamento e evitar conflitos desnecessários da boa convivência entre as pessoas que vivem ali. Se não educamos os nossos filhos para cumprir as regras, estamos dificultando nele a adaptação na escola e depois em todas relações sociais. É muito importante que seu filho aprenda que as regras existem, afinal, nós vivemos dentro de uma sociedade, nela, existem direitos e obrigações.

Mas o que fazer se seu filho não consegue cumprir as regras? Por exemplo, se não faz as tarefas da escola no horário de estudos, se não quer fazer as refeições no horário e, assim por diante? Vou compartilhar um passo a passo bem simples que imediatamente você já pode colocar em prática. Isso vale para você que é professor também.

1. Faça combinados

Conversar e combinar com ele como vai ser facilita muito que ele consiga cumprir as regras. Quando participamos das decisões, nós nos responsabilizamos por elas e, então, nos sentimos parte daquilo. Isso fará com que o filho assuma e internalize de modo mais fácil o que foi combinado e o porquê de cumprir as regras.

2. Estabeleça penalidades

Sempre que uma regra não for cumprida, você deve impor uma consequência. Esse é um ponto que os pais dificilmente ficam atentos. Até estabelecem, mas não percebem que se o filho não souber que existem as consequências de não cumpri-las, ele não se responsabiliza e, por isso, tende a não cumprir as regras.

É fundamental estabelecer as penalidades para acordos não cumpridos. Mas elas também devem ser combinadas com os filhos, e neste ponto você pode auxiliar a conduzir os critérios. Cada regra pode ter um grau de importância e o grau da consequência deve ser coerente com a gravidade do não cumprimento da regra. Você pode criar um jogo e isso pode ser, inclusive, muito divertido.

3. Seja o exemplo

Nossos combinados são combinados de verdade. Isso significa que se foi combinado, tem que cumprir. Mas acontece muitas vezes que as crianças não cumprem as regras porque elas percebem que os adultos falam uma coisa e fazem outra diferente. É comum perceber em várias situações que os adultos não dão o exemplo e não fazem tal qual o que falam. Seu filho, entretanto, vai ficar lhe observando. Por isso, trate de ser coerente e só fale aquilo que fizer ou só faça aquilo que falar.

4. O meu direito vai até onde inicia o do outro

Essa parece uma coisa bem banal, mas não é bem assim. Isso não é banal e para seu filho é muito importante. Por que a hora de comer é um horário comum? Porque, assim como a mãe tem o “dever de preparar a sua refeição” e tendo outras responsabilidades, não pode ficar somente disponível para quando o filho decidir se alimentar. Por isso, quando estamos em grupo, em família, é importante cumprir os combinados porque vai implicar na vida dos outros familiares. E, isso deve ser concretamente demonstrado aos filhos. Por isso existem os horários para comer, dormir e fazer as tarefas.


Compartilhe