Opções de entretenimento: 5 motivos para seu filho não assistir TV ou jogos eletrônicos

Dra. Estela Giordani

Saber controlar o tempo que seu filho interage com a TV ou com os jogos eletrônicos é de fato amar o filho e saber conduzi-lo para um desenvolvimento muito mais saudável. Existem opções de entretenimento muito mais produtivas.

Mas você poderia me perguntar: doutora, porque eu deveria privar meus filhos de algo que eles tanto gostam? A TV e o Vídeo Game são tão nocivos assim?

Bem, este assunto é delicado, então vamos por partes!

Por que investir em alternativas de opções de entretenimento?

Minha experiência me ensinou que, na verdade, existe por parte dos adultos certa dependência da TV ou de alguns eletrônicos.

Isso significa que muitas vezes os pais possuem certos vícios. Por exemplo, chegar em casa e ter sempre a TV ligada, almoçar com a TV ligada ou, ainda, dormir com a TV ligada. Por isso, se os pais têm esse vício, certamente os filhos acabam adquirindo.

E, vício é vício. Uma vez que se tem, a gente não se pergunta se ele faz bem ou se faz mal. Sempre o repetimos. Eis o problema.

Muitos pais assistem programas junto aos filhos e não se perguntam se aqueles programas podem afetar o desenvolvimento dos aspectos emocionais e intelectivos dos filhos. 

Além disso, as crianças precisam descobrir coisas e explorar mexendo nas coisas. E isso pode acontecer por meio de opções de entretenimento alternativas.

A TV, todavia, não possibilita esta interação e os jogos sempre tem apenas um jeito único de interação, porque é sempre um programa e, como tal, sempre repete a mesma coisa.

Outro ponto importante a se considerar é que as crianças precisam gastar as energias. Estando em frente a TV e do vídeo game, sem investir em outras opções de entretenimento, elas não movimentam o seu corpo, não gastam as suas energias. 

Geralmente, os programas de TV e os jogos propõem para as crianças situações tensas, situações de medo, de perigo, de ameaça. São essas as sensações que ficam com ela quando ela os assiste e os joga. 

A tendência, portanto, é ela descarregar em colegas, nos pais e nos irmãos esse sentimento que ficou preso dentro dela porque ela interagiu com estas situações ameaçadoras.

Por último mas não menos importante, os programas de TV e os jogos de vídeo game tem o objetivo de “entreter” a criança, ou seja, distrair.

Porém, se os pais querem educar, então devem começar a cuidar das opções de entretenimento e prestar atenção nos programas ou jogos utilizados e assistido por seus filhos. Embora façam a distração, não devem provocar danos na interioridade do seu filho. 

Quer saber mais sobre como educar o seu filho com amor? Acesse meus canais, existem outros assuntos que podem te interessar e te auxiliar com a educação do seu filho!

http://www.comoeducarmeufilho.com/

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

Compartilhe