Dra. Estela Giordani
Muitas mães perguntam o que fazer quando seu filho fica muito tempo assistindo um único programa de televisão.
Quando interagimos com as crianças, elas prestam muita atenção no que estamos falando ou fazendo. Como eu já disse várias vezes, as crianças são muito inteligentes. Com o convívio diário na família, elas acabam captando atitudes do papai, a mamãe, o vovô e tudo o mais que eles gostam. Isso faz com que a criança passe a mapear o comportamento do adulto.
Por exemplo: uma criança que assiste por muito tempo televisão pode ter desenvolvido esse comportamento na fase da amamentação. Talvez a mamãe precisasse dar a mamadeira e ao mesmo tempo fazer tantas outras tarefas, e esse processo pode ter sido (permitido pelos pais) em frente a televisão, justamente para entreter a criança.
Mas o que acontece com ela?
Vejamos bem, a criança vai entender que a mamãe gosta que ela assista televisão, afinal, ela permite isso. Logo, vai compreender que se ela começar a chorar ou fazer birra, a mamãe vai deixar ela voltar assistir televisão. Ou seja, o filho já estudou o comportamento do adulto e passa a reagir conforme o que lhe convém e o que ela sabe que dará resultado.
O que fazer para mudar esse comportamento?
É difícil mudar isso e criar novos hábitos? Não, na verdade é até bem simples. Vou compartilhar uma dica que pode ajudar: preste atenção em todos os lugares!
Tem pais que me escrevem relatando que os filhos só querem ficar no celular. Talvez ele tenha visto você e outras pessoas do seu convívio interagirem muito com o celular. Isso para a criança é muito ruim, afinal, são pessoas muito importantes para ela e, dessa forma, a criança reage conforme o comportamento do adulto.
Portanto, construa novos hábitos. Cada caso é um caso e somente você pode adequar a melhor maneira de ajudar o seu filho.


